Tudo pronto para a Vindima de Altitude 2019 na Serra Catarinense

A Vindima 2019 será realizada na Praça Cezário Amarante, em São Joaquim, e prevê uma ampla programação que inclui a degustação de vinhos, eventos culturais, cursos, oficinas, sunsets e visitação às vinícolas da região.

O presidente da Associação, José Eduardo Pioli Bassetti, proprietário da Villaggio Bassetti, prevê uma ótima colheita de uvas – que vai até maio -, estimando safra de 1 milhão de kilos nas regiões produtoras dos vinhos de altitude.

Este ano marca o 20º aniversário dos primeiros plantios de parreiras nos campos de altitude da Santa Catarina. Cinco anos depois vieram os primeiros testes e, em 2005, os vinhos pioneiros, que evoluíram a ponto de o produto estar hoje nas gôndolas, restaurantes e casas especializadas de todo o Brasil. “Em 15 anos, nossos vinhos se tornaram referência em qualidade e ganharam prêmios nacionais e internacionais”, destaca Eduardo Bassetti, acrescentando que ele e sua Diretoria da Associação Vinhos e Vinícolas de Altitude de Santa Catarina, estão empenhados “na busca da nossa Indicação Geográfica, com o nome de registro ‘Vinhos de Altitude de Santa Catarina’”.

De acordo com o presidente da comissão de organização da Vindima, Acari Amorim, no primeiro fim de semana de março, de sexta-feira a domingo, as vinícolas farão uma exposição de seus produtos na Praça Cezário Amarante, onde os visitantes poderão degustar os vinhos. Ele cita, dentre os motivos da boa safra, o bom clima, com chuvas regulares e sem geadas tardias. Proprietário da Vinícola Quinta da Neve, Amorim informa que no período escolhido para a Vindima muitas pessoas sobem a Serra ou vêm de outros estados, visitando a região na fase festiva da colheita da uva.

A 6ª Vindima tem a presença confirmada das vinícolas Abreu Garcia, D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Serra do Sol, Thera, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó. A organização é da Associação, que tem 35 filiados em 10 municípios do Estado – alguns deles ainda à espera da maturação dos vinhedos ou em fase de testes dos vinhos produzidos. Duas vinícolas que integram a Associação e que já produzem vinhos não participarão da edição deste ano da Vindima: a Villaggio Grando, no Planalto Catarinense, e a Santa Augusta, no Centro do Estado.

EXPOSIÇÃO CULTURAL

SESC, SÃO JOAQUIM
Horário: segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábados 9h às 15h, durante o mês de março

CURSOS, WORKSHOP E OFICINAS DE VINHOS

Local: Cantina Escola – EBB Manuel Cruz, rua Luís N. de Cavalho, 56, São Joaquim
Horário: Será o mesmo para todos os cursos: às 15h30

02/03 – Curso de Análise Sensorial: degustando vinhos brancos e roses de altitude (ministrante Profa. Dra. Carolina PrettoPanceri)
09/03 – Curso de Análise Sensorial: degustando vinhos tintos de altitude (ministrante Profa. Ma. Betina P. de Bem)
16/03 – Curso de Análise Sensorial: degustando vinhos espumantes de altitude (ministrante Profa. Ma. Mariana de Vasconcellos Dullius)
Local: Cantina Escola – EBB Manuel Cruz, rua Luís N. de Cavalho, 56, São Joaquim

Os cursos são gratuitos e com certificado.
As vagas são limitadas a 25 pessoas, exclusivas para maiores de 18 anos.
Inscrições devem ser feitas acessando este link

DEGUSTAÇÃO DE QUEIJOS – APROSERRA

LOCAL: Praça Cezário Amarante, anexo aos estandes de Degustação.

  • A programação está sujeita a alterações.
  • As atrações culturais são gratuitas.
  • Os eventos nas vinícolas exigem reservas antecipadas, que devem ser feitas nas próprias vinícolas.