Salto do Yucumã concorre ao título de cachoeira mais bela do Rio Grande do Sul

Localizada na cidade de Derrubadas, os saltos são considerados os maiores do mundo, pois tem 1800 mil de comprimento

O majestoso Salto do Yucumã, situado na cidade de Derrubadas/RS, é protagonista em uma acirrada disputa pelo título de cachoeira mais bela do Rio Grande do Sul. A competição, promovida pelo site G1/RBS, reúne um seleto grupo de 10 quedas d’água, e a votação, que teve início recentemente, permanecerá aberta até o dia 30 de janeiro. O Salto Yucumã está localizado dentro do Parque Nacional do Turvo, que oferece uma estrutura administrada pela empresa Macuco Yucumã, com centro de visitantes, trilhas e passeio de barco.

A seleção das cachoeiras participantes, consideradas as mais belas do estado, foi realizada por um corpo de jurados especializados e começou em 2022 com a catalogação de mais de mil cachoeiras no estado. Posteriormente foram filtradas 25 com estrutura para visitação e o trade turístico gaúcho selecionou as 10 para o concurso. Destas dez, cinco cachoeiras também vão fazer parte de um vídeo clip com artistas gaúchos. Agora, é a vez do público exercer seu papel, decidindo qual destas maravilhas naturais será coroada como a grande vencedora.

A secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Angelita Bomm dos Santos enaltece o atrativo turístico Salto Yucumã, pois é considerado o maio do mundo em longitudinal e deveria estar num patamar ainda maior que que se encontra no momento. “O Salto Yucumã é reconhecido nacional e internacional, o que deveria configurar como uma das Sete Maravilha do Mundo”, enaltece a secretária de Turismo.

Agelita Bomm conclama a todos para votar no atrativo natural e preservado e que pertence a cidade que busca o desenvolvimento econômico e social. “Pedimos para as pessoas participar da votação pois é uma forma de valorização deste patrimônio, da cidade e do estado. Este titulo vai trazer mais reconhecimento e valorização para o Parque Estadual do Turvo, para a empresa Macuco Yucumã e também a Rota Yucumã”, finaliza

Para participar dessa eleição que enaltece as belezas naturais do estado, basta clicar no link clicando aqui. Na página terá as 10 candidatas Clica no Salto Yucumã e confirma a votação.

A maior do mundo
O Salto do Yucumã se destaca como a queda longitudinal mais extensa do mundo, estendendo-se por impressionantes 1800 metros. Sua imponência é ainda mais notável quando se observa a variação da altura das quedas, que pode atingir até 20 metros, dependendo do nível do rio Uruguai. A profundidade média do canal, por sua vez, alcança aproximadamente 110 metros.

O Salto Yucumã está inserido dentro do Parque Estadual do Turvo, situado na cidade de Derrubadas e conta com uma infraestrutura completa para receber visitantes. O atrativo turístico é administrado pela empresa Macuco Yucumã, que já detém a expertise, com a operação do passeio de barco Macuco Safari, realizado nas Cataratas do Iguaçu, localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu no Paraná. “Estamos administrando o atrativo a poucos meses e já fizemos diversas melhorias para receber bem o visitante. O concurso vai ampliar ainda mais a divulgação, permitindo que todos conheçam a grandiosidade acessível a públicos diversos”, conta reforma o gerente geral da Macuco Yucumã, Lucas Teixeira.”

O local oferece diversas opções de lazer, desde passeios de bicicleta até trilhas, e possibilita um contato íntimo com as quedas do Yucumã por meio de passeios de barco. Guiados por condutores especializados, os visitantes têm a oportunidade de obter informações valiosas sobre a exuberante flora e fauna presentes na mata subtropical preservada do parque.

Uma joia natural que encanta e educa

Além de seu encanto singular, o Salto do Yucumã não é apenas uma atração turística, mas uma joia natural. Localizado no Parque Estadual do Turvo, os visitantes contam com várias opções de lazer, como passeios de bicicleta a trilhas fascinantes, área de descanso, lanchonete, loja de souvenirs e o passeio de barco nas quedas do Yucumã.

Guiados por especialistas em trilhas, o visitante terá a oportunidade única de absorver conhecimentos valiosos sobre a rica flora e fauna da mata subtropical preservada do parque.

Como contatar a Macuco Yucumã
Informações: (55) 99654-3388
Email: comercial@macucoyucuma.com.br